Jornal Estado de Minas

Leia a reportagem de Déa Januzzi sobre Alessandra Marques e sobre a Imersão Criativa Projetos de Vida publicada no Jornal Estado de Minas, Caderno Bem Viver, de 27.02.2011.

Estado de Minas Bem Viver 27022011.pdf
Adobe Acrobat Document 535.9 KB

A Ponte entre o Mundo Imaginário e a Concretização dos nossos Sonhos!

Texto de Alessandra Marques

Personal em Projetos de Vida (pessoal e empresarial), Cantora e Escritora

 

Existirá uma ponte entre o mundo imaginário e a concretização dos nossos sonhos?


Aos 25 anos uma astróloga me disse que eu tinha um projeto de vida muito ambicioso. E mais, disse que o meu grande desafio seria descobrir a ponte que ligava os meus sonhos ao mundo real. Desde então, esta descoberta tem sido uma de minhas buscas.

 

Interessante que percebi, ao longo destes anos, que esta é uma busca da humanidade inteira. Desde um simples morador de rua até o mais graduado cientista da NASA busca responder a esta pergunta.

 

E sabe por quê? Porque a concretização dos nossos sonhos é o que, no fundo, nos faz felizes. Seja este sonho de que tamanho for! Deliciar-se com uma maravilhosa trufa italiana, beber um vinho, reencontrar um amigo perdido no tempo, passar no vestibular, ter o que comer, ver um filho nascer, casar, ou simplesmente namorar, comprar aquele vestido lindo, ir ver o mar, ganhar na loteria, emagrecer, comprar um carro zero quilômetros, conhecer o país dos sonhos, ter uma casa própria, se apaixonar, fazer sucesso, ganhar aquele torneio de xadrez, conhecer alguém famoso, assistir ao show do cantor favorito, virar jogador de futebol, ser presidente da república, pisar na lua, ver o pôr-do-sol, ser bailarina, enxergar novamente, ser campeão mundial, ganhar um presente, estar saudável, dar o primeiro passo sem muletas, compor uma canção, escrever um livro, receber uma mensagem de alguém querido que já se foi, ser promovido no trabalho, conseguir um emprego, ganhar o primeiro salário, a primeira namorada, o primeiro beijo, o primeiro amor ...

 

Quantos sonhos, cada um de seu tamanho. Cada um deles provoca uma intensa sensação de ser feliz quando se torna realidade!

 

Além disso, nossos sonhos têm uma relação íntima com o prazer. E um dos geradores desta maravilhosa energia é fazer o que amamos.

 

Fazer o que amamos é o que nos transforma em pessoas melhores, mais amorosas, mais caridosas, é o que nos preenche de uma intensa alegria que a gente nem vê a hora passar, é o que nos traz prosperidade e riqueza advindas de uma criatividade e sabedoria inimagináveis que existia dentro de nós, é o que nos mantém saudáveis e felizes. É a fonte do prazer saudável, a fonte do auto-amor!

 

Se não acredita no que disse, faça uma experiência e vá observar aqueles que vivem em ritmo intenso de pressão e stress, que odeiam o que fazem. Muitos deles estarão tomando pílulas de antidepressivos, outros tantos estarão de licença médica, outros internados com alguma doença que grita dentro deles por um minuto de atenção, outros estarão envolvidos com drogas, lícitas ou não. Isso mesmo que você está pensando: o desprazer nos adoece!

 

É isso que deveríamos incentivar nossos filhos a buscar: serem felizes, fazerem o que amam fazer, buscarem o prazer saudável. Garanto que, por conseqüência, eles levarão na bagagem desta maravilhosa viagem de toda uma vida, muito amor, muita abundância, muita saúde, muita segurança e muita sustentabilidade!

 

Então, voltando à pergunta: existirá uma ponte entre o mundo imaginário e a concretização dos nossos sonhos?

 

Existirá, não. Existe!

 

Descobri, por vivência própria, por uma incansável teimosia, que esta ponte existe, dentro de nós, no nosso ser.

 

Que bacana foi descobrir que meditar é uma delícia. Recarrega nossas energias, nos torna mais serenos, nos transforma em sábios viventes, nos conecta com o ventre da criação, nos enraíza no agora, e de presente, nos liga ao futuro dos nossos sonhos. Meditar treina nossa mente, nosso corpo, nosso coração, nosso espírito para a sabedoria, para a felicidade, para o amor, para o presente, para o futuro, para o agora, para o progresso!

 

Que delicioso e reconfortante foi descobrir que sonhar é como respirar, é como a batida do coração. O inspirar e o transpirar dos sonhos é como o inspirar e o expirar, é como o pulsar incessante que nos mantém vivos. Ou seja, é natural, leve, automático, e sem nenhum esforço. É como o caminho do Sol e da Lua! Simplesmente acontecem!

 

Daí eu aprendi que basta querer e confiar e entregar! Vou repetir: basta querer e confiar e entregar! Basta sonhar e acreditar e esperar, criativamente, que tudo isso ou algo melhor virá às nossas mãos, no momento exato em que estivermos preparados para recebê-lo. E mais, que tudo isso será para o bem maior de todos aqueles que estão envolvidos em nossos sonhos.

 

E é possível experimentar a cada dia de nossas vidas esse poder mágico que resulta da conexão da nossa sabedoria interior e da sabedoria divina e universal!

 

Deste modo, podemos desejar reencontrar um simples objeto perdido, encontrar alguma informação, descobrir um novo contato, seguir um caminho novo, e obtermos de volta, como presente, sem esforço algum, a visão daquele objeto, escondido ali, entre as revistas que você vai folhear, à procura de uma imagem para recortar de alguém desconhecido e sorridente; o site que contém uma informação que você tanto buscava e que “coincidentemente” possui a mesma sigla de uma instituição internacional, cujos grupos de discussão, ao redor do mundo, você procurava para se afiliar, porém, estes sites têm conteúdos completamente diferentes; um programa que você assiste descontraído no dia de Natal no seu canal de esportes favorito e que fala sobre um tema que você tem buscado aprofundar; um filme ou um livro que você viaja vendo ou lendo, e despertam idéias e intuições que mostram como iniciar seu novo caminhar! Tudo isso e muito mais aconteceu comigo, literalmente!

           

É tempo de deixarmos de ser apenas telespectadores e virarmos atores principais da nossa novela da vida. É tempo de assumirmos o nosso papel de co-criadores de tudo o que existe no Universo. Tudo! Tudo que está aí é resultado do nosso poder co-criador, que pode ser usado a bel prazer, para o bem ou para o mal. Cabe, porém, relembrar, que quando plantamos milho, não colhemos girassol. E também recordo dois belos ditados do tempo de minha avó: “Quem semeia vento, colhe tempestades”, e “Quem aos porcos se mistura, farelos come”. Isto é para você tomar cuidado com o que deseja e de como irá usar esse imenso poder!


Este é o segredo para construir a ponte entre o mundo imaginário e o mundo real de nossos sonhos concretizados! Esta é a minha resposta!

 

Então, não percamos mais tempo. Afinal, nossa única fatalidade é ser feliz!