As Vilas Pitorescas e o Mito do Herói

Recentemente li a história de sucesso de mais um personagem famoso e reverenciado no mundo da tecnologia.

 

Foi quando fiquei imaginando porque razão estas histórias só são escritas e reveladas quando se atingiu o ápice, quando o caminho já se fez, e aquelas vilas pitorescas já fazem parte do passado.

 

Fiquei imaginando porque estas histórias não são contadas durante o seu desenrolar, com todas as nuances frescas do quadro que pintamos e criamos na vida presente.

 

Talvez pela paixão doentia que exista em se viver no momento que já não mais importa, talvez pela falta de coragem de revelar e expor as fragilidades do caminho, talvez por falta de visão de que a teia da vida já está se tecendo e nos levará infalivelmente ao sucesso, talvez pelo conceito que se tem de sucesso, talvez por puro preconceito, talvez por ...

 

... existem infinitas possibilidades de resposta. E no fundo, a resposta é o que menos importa. Importa mais o que resulta deste debruçar sobre si mesmo que a pergunta provoca!

 

No mito do herói, já tantas vezes contado, mas nunca tarde para recordá-lo, um ser absolutamente humano é considerado como magicamente divino, perfeito! Sempre gostei de lembrar que estes heróis são, na essência, divinos seres humanos!

 

São médicos que adoecem, são cantores que perdem a voz, são psicólogos que se deprimem, são esportistas que se machucam, são seres que sentem, vivem, pensam, e dormem como nós!

 

Porém, existe uma máscara de sucesso que não pode cair, não pode desnudar o rosto, não pode revelar a lágrima, nenhum sentimento de impotência, de “impoder” , de impossível, de infalível ...

 

Que sucesso é esse que nos impede de Sermos Humanos?

 

Meu caminho do coração sempre foi permeado pelos vales e montanhas.

Graças a Deus. Sou viva!

 

Que seria dos vales e montanhas se não existissem curvas?

Que seria dos heróis se nas vilas pitorescas, quando estivessem prestes a desistir, prestes a se entregar à “bosta quentinha” da acomodação, ao senso comum do insucesso não revelado, senão a gratidão de um alguém, de um reles amigo, vir a descortinar a riqueza e a in+fluência que estes bravos seres provocam, mesmo sem perceber, na vida daqueles que o veneram?

 

Que seria de nós, heróis, adormecidos ou despertos, se não fossem os vales e montanhas das vilas pitorescas do caminho!

 

"Sucesso é poder sentir, cheirar, tocar, olhar e provar a vida!"

Alessandra Marques

 

Write a comment

Comments: 0